Autoridade Tributária e Aduaneira

Simulador

Simulador do Cálculo do Imposto Sobre Veículos (2017)

Introduza os dados do seu veículo e prima o botão 'Calcular Imposto'.

PAÍS DA MATRÍCULA DO VEÍCULO
Indique o país da matrícula do veículo automóvel

Estado-Membro da União Europeia    País Terceiro

TIPO DE VEÍCULO
Indique o tipo de veículo
  Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)   Obtenha ajuda pressionando aqui
Automóvel ligeiro de passageiros – o automóvel com peso bruto até 3500 kg e com lotação não superior a nove lugares, incluindo o do condutor, que se destine ao transporte de pessoas. Automóvel ligeiro de utilização mista – o automóvel com peso bruto até 3500Kg e com lotação não superior a nove lugares, incluindo o do condutor, que se destinem ao transporte alternado ou simultâneo, de pessoas e carga. (Nota: Os automóveis com peso bruto superior a 2500 kg, lotação mínima de 7 lugares, incluindo o do condutor e que não apresentem tracção ás quatro rodas permanente ou adaptável estão abrangidos por uma taxa intermédia correspondente a 50% do imposto resultante da tabela A). (Art.º 8º, n.º 1 al. a) da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho).)
 
 
  Automóvel ligeiro de utilização mista com peso bruto superior a 2500 kg, lotação mínima de 7 lugares, incluindo o do condutor e que não apresentem tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da tabela A)    
 
  Automóvel ligeiro de utilização mista (que reúna cumulativamente os requisitos previstos na al. a) do art.º 9º da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho), ou automóvel ligeiro de mercadorias constante da al. b) do art.º 9º. (Taxa reduzida de 15% do imposto resultante da tabela B)   Obtenha ajuda pressionando aqui
Automóveis ligeiros de utilização mista que, cumulativamente, apresentem peso bruto superior a 2300 kg, comprimento mínimo da caixa de carga de 145 cm, altura interior mínima da caixa de carga de 130 cm medida a partir do respetivo estrado, que deve ser contínuo, antepara inamovível, paralela à última fiada de bancos, que separe completamente o espaço destinado ao condutor e passageiros do destinado às mercadorias, e que não apresentem tração às quatro rodas, permanente ou adaptável, (art. 9º, n.º 1 alínea a) – Taxa reduzida de 15% do imposto resultante da tabela B). Obtenha ajuda pressionando aqui
 
 
  Automóvel ligeiro de mercadorias de caixa fechada. (tabela B)   Obtenha ajuda pressionando aqui  
 
  Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, fechada (não abrangido pela classificação anterior), ou sem caixa com lotação máxima de 3 lugares, incluindo o condutor. (Taxa reduzida de 10% do imposto resultante da tabela B)   Obtenha ajuda pressionando aqui  
 
  Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, ou sem caixa, com lotação superior a 3 lugares, incluindo o do condutor, que apresentem tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da tabela B)    
 
  Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).    
 
  Automóveis ligeiros de passageiros que utilizem exclusivamente como combustível gases de petróleo liquefeito (GPL) ou gás natural. (Taxa intermédia de 40% do imposto resultante da aplicação da tabela A)    
 
  Automóveis ligeiros de passageiros que se apresentem equipados com motores híbridos, preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de energia eléctrica ou solar, quer de gasolina ou gasóleo. (Taxa intermédia de 60% do imposto resultante da aplicação da tabela A)    
 
  Automóveis ligeiros de passageiros equipados com motores híbridos “plug-in”, cuja bateria possa ser carregada através de ligação à rede elétrica e que tenham uma autonomia mínima, no modo elétrico, de 25 quilómetros. (Taxa intermédia de 25% do imposto resultante da aplicação da tabela A)    
 
  Autocaravana. (Taxa de 30% do imposto resultante da aplicação da tabela B)   Obtenha ajuda pressionando aqui
Considera-se autocaravana o automóvel construído de modo a incluir um espaço residencial que contenha, pelo menos, bancos e mesa, espaço para dormir, que possa ser convertido a partir dos bancos, equipamento de cozinha e instalações para acondicionamento de víveres. (Art.º 2º, n.º 1 al. e) da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho.).
 
 
  Veículo fabricado antes de 1970. (Taxa de 95% da Tabela B)    
 
  Motociclo, triciclo e quadriciclo. (Tabela C)   Obtenha ajuda pressionando aqui
Tal como se encontram definidos no Código da Estrada, os motociclos, triciclos e o quadriciclo, encontram-se sujeitos ao ISV caso possuam cilindrada igual ou superior a 120 cm3.
 
 

DATA DA PRIMEIRA MATRÍCULA
Indique a data da primeira matrícula no caso de veículo usado
Novo Dia Mês Ano
Usado

VEÍCULO AUTOMÓVEL
“Indique o valor exacto da cilindrada do veículo, a data da primeira matrícula, e no caso de se tratar de automóvel ligeiro de passageiros, misto ou de mercadorias sujeito à tabela A, as emissões de CO2, o tipo de combustível; e por ultimo tratando-se de veículo ligeiro equipado com sistema de propulsão a gasóleo as emissões de partículas, constantes do certificado de conformidade, ou na sua inexistência, da respectiva homologação.”
C.C. Tipo de Combustível
cm3
 
CO2 Partículas
g/km